sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A missao final

Bem!
Chegou o fim da semana no mar,foi um balanco positivo.
Tive mais uma experienca na minha vida,algo mais para contar.Tive consciencia de que estive a desafiar o perigo,mas tambem foi preciso manter o perigo bem suave.Ha cerca de duas semanas que estou na Africa do sul,propriamente em Cape town,uma cidade bem pacata sem grandes confusoes,junto ao cabo da Boa Esperanca o lugar ideal para quem aprecia a vida marinha,daqui tem quase tudo.Nos estamos instalados mesmo no porto maritimo,mais propriamente no Waterfront,nao e necessario sair para muito longe para quem quer fazer compras ou ate tomar umas cervejinhas ja de muitos anos que conheco o bar Quay 4 mesmo junto aos barcos passa-se uma noite bem sossegada,restaurantes para mim que sou portugues o Nando's serviu-me perfeitamente de proprietario portugues come-se um bom frango de churrasco,nao sendo igual mesmo ao original mas sempre da para quebrar o galho.
Na foto mostra mais ou menos o panorama de como e a zona em que estamos, so parte do hotel que se encontra la atras da casa azul e na frente onde se encontra esse enorme pavilhao de telhado castanho o Quay 4 como veem em frente dos barcos.
Saimos para o mar na semana passada afim de entrar e marcar as zonas onde seria feito este trabalho,largamos jaulas de protecao nao so para nos nos pretegermos dos tubaroes mas tambem para que os tubaroes se ambientassem a elas, durante a primeira semana foi um vai e vem todos os dias mergulhamos com e sem sucesso tiramos fotos ao nosso principal ator o tubarao branco mas tambem deu para outro genero de fotos,outras especies.
Nesta semana que passou estivemos toda a semana no mar,noites mal dormidas,por vezes o mar estava um pouco picado entao o barco balancava um pouco,hoje estou escrevendo este blog,mas sinto uma enorme vontade de ir para a cama,como estive uma semana com internet limitada entao achei que deveria pelo menos dizer um alo ao meus amigos no msn e responder aos recados do orkut,amanha entao sera outro dia,posso dormir sem limites depois no Domingos partiremos para mais uma jornada a minha ultima,mas o barco do National Geographic continuara a sua missao por aqui,a Africa do sul e o lugar ideal para fotografar os grandes tubaroes brancos o alimento favorito destes enormes predadores esta aqui sao os leoes marinhos,eles aqui e o habitat natural destas creaturas o clima e bom,eles aqui vivem reproduzem-se e morrem ou de causas naturais ou de encontros com tubaroes mas a lei da vida e assim uns nascem e outros morrem.
Nao assistimos a nenhuma morte deste genero,simplesmente viemos para estudar mais sobre os tubaroes brancos,especie protegida na Africa do sul.
A Africa do sul e um dos paises juntamente com a Australia que protege os tubaroes,varias frotas de barcos de turismos viajam a estas aguas afim de avistarem tubaroes,curiosos e biologos fazem varias viagens afim de saberem mais um pouco sobre este animal que tanto terror espalha nas aguas.
Outros paises colaborassem assim acho que o mundo estava melhor,mas apesar dos esforcos de muitos ha sempre os fora da lei e aqueles que nao querem saber simplesmente so pensam no bem estar deles e no dinheiro que vao ganhar.
Neste tempo fizemos mergulho dentro das jaulas de protecao para nos ambientarmos aos tubaroes e saber o que eles poderiam fazer,foi a minha primeira vez com um tubarao branco ja mergulhei com tubaroes tigres que por sinal sao mais perigosos que os branco nao tive medo simplesmente um nervosinho miudinho,agora com os tubaroes brancos ja havia um respeito senti que algo teria de temer,nao sei como poderei explicar,apos mesmo dentro da jaula sentir alguns arrepios decidimos mergulhar fors delas em contacto com eles era uma oportunidade unica algo que jamais se podera repetir,entao no dia seguinte fomos determinados no que iriamos fazer,com algum nervosismo entramos na agua,mas primeiro nas jaulas ate comecarmos a ambientar com o nosso convidado,apos termos algum contacto os mergulhaodres de defesa comecam a mergulhar eles estao munidos com dardos tranquilizantes se algum dos animais se comportar de maneira agressiva entao eles usarao os dardos e como uma especie de analgesico eles ficarao sem snetido por alguns minutos o suficiente para que se possa sair o mais rapido possivel,poucos minutos porque os tubaroes precisam de estar sempre em movimento para poderem respirar,com eles sempre em movimento faz com que a agua que circule neles e nao se afogarao,parece piada mas e verdade se os tubaroes param eles afogam-se por isso eles estao sempre em movimentos poderao para por algum tempo mas mantem sempre a agua a circular,agora se eles entram em transe isso sim fara com que eles se afoguem,para alem de serem atordoados com dardos existe outra forma de fazer um tubarao entrar em transe isso acontece e nao e facil quando os biologos capturam algum eles tentam vira-lo de barriga para cima,quando isso acontece o animal fica imovel e nao se mexe pois os tubaroes nao conseguem nadar de barriga para cima.
Entao foi quando nos saimos para a agua,eu estava sem forcas nas pernas eu ver o enorme animal a rondar-nos tinha cerca de quatro metros e meio por ai olhei para ele e senti que ele me poderia engolir de uma so vez e ainda sobrava espaco para mais um,mas nao,ele simplesmente satisfazia a sua curiosidade ao ver aqueles seres estranhos na agua,por algumas das vezes ele nadou de frente para mim e eu pensava tenho de fazer esta foto como se fosse a ultima mas de repente ele simplesmente mudava de trajetoria,quando o prediamos de vista ficavamos como um misterio e sem saber de onde ele iria comecar a desferir o seu ataque,mas nao ele aparecia novamente,humilde e parecia sorrir e dizer "ola,ca estou novamente",o Nick demonstrou-se um pouco mais destemido e seguiu o tubarao por algum tempo fez festas e ele nao parecia nada incomodado com o Nick,simplesmente seguia o seu rumo.
Ao terminarmos nao tinha forca nas pernas nao por nadar muito mas pelo facto de ter estado tao proximo de um animal que repeito e ver que ele tambem mostrou respeito por nos e fazendo nos passar por absurdos e dizer que nao sou assassino simplesmente vivo onde vivo e esta e a minha casa,mostrou que somos bem vindos a sua casa.
Apos uns quinze minutos ele retirou-se,saindo devagar foi como quem diz "estejam a vontade a casa e vossa" e assim nos nos sentimos recebidos em sua casa,casa essa onde ele e assassinado, descriminado faz-nos sentir como se nos proprios tivessemos um assassino em nossa propria casa para nos matar,deu-nos uma licao de vida.
Esta equipe sao excelentes meus parabens a voces todos.








4 comentários:

disse...

Estou adorando tudo isso Paulo, a sensação é enorme.
Cabe a mim achar que eu também participo disso tudo. É uma viagem em minha mente cada visita em seu blog.
Cada, foto, cada matéria, cada visita no site, virou uma rotina em minha vida, fico esperançosa ao entrar no site e ver que tudo isso é muito bom de ver e ler. E que têm sempre uma novidade!
Começo a pensar que estes bichanos tem os seus encantos, apesar de causar medo. As matérias são fabulosas e as fotos impressionantes mesmo.
Parabéns a você e toda equipe por este belo trabalho.
Agradeço a atenção que tem me dado e por estar graças a você participando disso tudo. As fotos estão lindas.
Tenha um ótimo trabalho, espero poder continuar as leituras do blog.
Abraços!
Deliane C. Moreira

Deja-vu disse...

Queridos amigos!
Obrigado De por acompanhar o meu trabalho.
Por vezes voces irao encontrar alguns erros de ortografia,por vezes derivado ao cansaco mas com a excitacao de contar os meus sucedidos e por outros muitas pessoas ja notaram que nao tem acentuos e cedidilhas e simples os meus computadores nao de teclado ingles e geralmente eles nao tem o mesmo tipo de palavras que necessitem dos mesmos acentuos ou cedilhas,a maioria das vezes eu escrevo em ingles ou em outra lingua se necessario e cada lingua difere o palavreado e claro acentuos e cedilhas.
Por isso quero pedir desculpa no caso haja erros de ortografia ou ate mesmo a ausencia dos tais acentuos e cedilhas.
Obrigado.

Unknown disse...

Muito legal! Muitas pessoas realmente tem uma visão muito errada sobre os tubarões, que na verdade são seres espetaculares! Parabens!

Bella disse...

é realmente muito interessante, pensamos por vezes que os tubaroes sao criaturas más, violentas, mas eles so estao tentando sobreviver neste mundo onde mais cedo ou mais tarde tudo morre. Espero e sei que um dia poderei toca-los e saber que sao inofensivos.

Isabella B. Toledo