segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Boris esta livre

Boris esta livre!
Antes de isso acontecer tivemos a preocupacao de por as jaulas na agua para certificar de que nao havia tubaroes,enquanto Boris o leao marinho ainda esperava paciente na sua caixa.
Este leao marinho ainda jovem estava cheio de ansiedade,apos vivendo cinco semanas com os humanos comecou a criar um afecto e so faltava chamar o Kevin de pai,o Kevin e biologo e trabalha na Africa do sul,Boris no inicio pensou que simplesmente se tratava de um passeio ate as suas origens,mal sabia ele que seria a sua libertacao,transmitia-nos uma vontade de que ficasse-mos como mascote,dava vontade de o manter como tal,de um aspecto meigo ele parecia querer,antes de ir para a agua ele parecia que queria brincar,dai a emocao comeca a reinar notava-se que o Kevin estava comovido de ver o seu amigo e companheiro de ha cinco semanas ia partir,mas como biologo ele entende que o lugar do Boris nao e em terra dentro de um tanque o animal habituou-se bem derivado a ser ainda jovem no caso de que fosse um especie ja adulto seria diferente,todos nos queriamos o melhor para ele e o melhor era mesmo liberta-lo,apos as marcacoes hei-lo pronto a partir, ficara sempre uma incognita como ira sobreviver este nosso amigo,qual a sua reacao ao ver um tubarao?
Estas perguntas e juntamente com outras deixa um pouco de preocupacao,nao porque os leoes marinhos estejam em extincao,caso contrario,mas pelo afeto criado por quem tratou dele todo este tempo.
Apos a sua libertacao o Boris andou sempre junto ao barco,teria receio ou ele ja nao queria ser selvagem,de certo ele se sentia mais protegido com os seres humanos,nadou com alguma desconfianca por alguns minutos nao se afastou do barco,parecendo que dizia "a agua esta boa!","posso ja voltar para dentro?"A inseguranca rondava este animal,podera ser um trauma para o resto de sua vida mas uma coisa e certa que ele aprendeu com isto, uma experiencia de vida que jamais esquecera,nao sabemos ao certo que tubarao tera sido,mas pelo que o Kevin descreveu tera sido um tubarao de porte pequeno,um Mako talvez.
Se fosse um tubarao branco ficaria a duvida que sobrevivesse,apos alguma emocao ao ver este amigo rondando o barco ele comecou a afastar-se lentamente aos pouco parava na agua,olhava para os lados parecia desconfiado ou simplesmente fazia um reconhecimento do lugar onde estava.
Tivemos a preocupacao de o largar perto de onde houvesse outros leoes marinhos,assim seria mais facil ele se sentir mais protegido,entao ele ao se aperceber de que havia outros da mesma especie,curioso foi-se aproximando da costa ao encontro dos seus novos amigos.
Foi uma partida comovente realmente nos sentimos como uma missao cumprida,nao foi a minha propriamente porque eu so estiva la nestas duas semanas,mas para o Kevin foi a sua missao,a minha simplesmente foi fotografar e comentar neste blog,coisa que tenho feito nestes ultimos dias,aqui tenho o meu espaco onde posso contar um pouco do meu dia a dia,as minhas peripecias.
Esta minha missao esta quase no fim esta e a minha ultima semana,depois passarei em balanco o que aconteceu durante estas duas semanas a caminho das tres.
O Boris esta livre,os tubaroes estao por perto mas acreditamos daqui as uns anos voltar a encontrar o Boris,o Kevin vai estar por perto de certo vai encontra-lo,ha a possibilidade de que o Boris o reconheca,olhar para o Kevin e pensar para com ele mesmo "aquele leao marinho de especie diferente ajudou-me",de uma maneira ou de outra ja nao havera a mesma aproximacao mas tenho a certeza que o Boris ficara eternamente agradecido ao Kevin e ate mesmo aos pescadores que o ajudaram mesmo nao os reconhecendo,mas ao menos esses pesacdores mostraram o seu humanismo,muitos humanos o farao mas ira sempre existir o lado negro dos humanos.

1 comentário:

disse...

Adorei essa matéria!
Fiquei também com vontade de ver o Boris, muito fofo!
Que Deus sempre conserve estas especies.
Acho que quero um Boris, rs...
Que seja eterno enquanto dure essa alegria de ler e sentir o carinho de vocês por este fofo!
Linda matéria, isso nos faz entrar numa boa segundona e ver que nesse mundo há muita coisa linda pra se ver!
Abraços Paulo e parabéns por mais uma matéria fantástica!
Bye Bye Boris!