sábado, 8 de dezembro de 2007

O fim triste de uma missao

A minha missao terminou na Africa do sul,infelizmente nao foi da forma que eu queria.
Valeu a experiencia,foi unica,mais um sonho concretizado.
Mas infelizmente o que aconteceu,derivado a um mau jeito na coluna durante a navegacao fez com que a minha viagem fosse abortada na ultima semana,fui evacuado de helicopetero tive paralizia momentania isto derivado a um acidente que ha mais de um ano me afectou a coluna,novamente por umas horas voltei atraz e recordei esse dia 7 de Agosto de 2006,no hospital comecei a recuperar a mobilidade das pernas e tudo voltou ao normal ainda hoje sinto as pernas dormentas mas aos poucos estao a voltar ao normal.Foram duas semanas de aventura,eu ia mergulhar com o grande tubarao branco,foi uma aventura que me apaixonei a primeira vista um velho sonho que estava prestes a se realizar,nao via a hora de chegar a Cape Town.
Durante a primeira semana foi o tal vai e vem de reparativos,mergulhos experimentais e algumas visitas rapidas de alguns tubaroes atraidos pelo isco,na segunda semana comecou a aventura a serio,os tubaroes ja mais ambientados as jaulas ja permaneciam mais tempo por ali foi entao que comecou o meu primeiro dia nas jaulas de protecao,estando la dentro pela primeira vez sentia as minhas pernas bambas e pensava se tivesse que fugir nao teria forcas,heis o nosso primeiro visitante passava na minha frente tinha algo como uns quatro metros de comprimento aquela enorme cabeca,era assustador mas ao mesmo tempo belo,cheio de cicatrizes ele pairava junto a nos a alimentar a sua curiosidade,em alturas eu pensava para mim mesmo que ate a jaula de protecao nao era segura especialmente quando ele vinha de frenta para nos e ao virar sentiamos a jaula abanar com a corrente libertada da sua cauda,esse dia ficou assim eu tinha estada na agua com um tubarao branco a aventura nao terminava aqui o melhor estava para vir,o D day chegou,D day batizado pelas tropas aliadas na segunda guerra mundial como o dia da invasao da Normandia,escolhi como D day porque era a nossa invasao ao territorio do tubarao.
Entao os mergulhadores de protecao fizeram-se a agua eu e o Nick fomos a seguir estava consciente do que ia fazer e do perigo,sei que poderia ser o meu ultimo mergulho mesmo com os mergulhadores de protecao nunca se pode prever o ataque,mas mesmo assim eu sabia que iria ter o meu tempo de praze,entao heis que chegou o anfitriao tinha cerca de quatro metros e meio, chegou e rondou por uns quinze minutos recebeu-nos, nao mostrando qualquer agressevidade apesar de alguns sustos que nos fez especialmente quando nadava na minha direcao e eu pensava vou fazer a minha ultima foto,entao ele desviava a rota e seguia para voltar segundos depois,o Nick chegou a ser mais ousado em acompanha-lo por alguns segundos eu ja nao conseguia fazer o mesmopois estava paralisado ali sem saber o que fazer,estava com receio de que se me mexesse poderia servir de refeicao ao bicho,sei que nao iria ser refeicao porque os tubaroes nao gostam de carne humana,mas digamos poderia ser vitima da sua curiosidade,curiosidade que pode ser fatal.
Apos os minutos de prazer ele foi embora,para nao voltar mais,esperamos um pouco mais e ele nao voltou,entao voltamos ao barco,eu estava sem forcas as minhas pernas tremiam e nao tinha forca,eu nao queria acreditar que tinha estado com o grande tubarao branco,nao era dos maiores porque ate hoje o maior tubarao branco visto media para cima de oito metros,este com matade do seu tamanhao era monstruoso nao quero imaginar um com oito metros,eu nao entraria na agua,nem mesmo dentro de uma jaula de protecao.
Entao senti uma realizacao nesta expedicao,mas ainda tinhamos uma semana de trabalho pela frente,voltamos a terra para o fim de semana de descanco.
Voltamos a sair no Domingo,o mar estava um pouco como chateado,entao na segunda feira eu encontrava-me na proa a olhar a paisagem,entao resolvi tomar um cafe ao descer para o conves os degraus estavam molhados e assim que pisei o preimeiro degrau foi algo como ter pisado um sabonete,cai de redondo no chao para nao me mexer mais.
Havia acabado a minha missao.
Todos ficaram chocados,nao queriam acreditar o que havia acontecido nem mesmo eu,pensei que tinha sido o meu ultimo passo e ainda por cima tinha sido em falso,felizmente isso nao aconteceu,creio que alguem quis me dar mais outra oportunidade,ja tive muitas e nunca as joguei fora entao,vou aproveitar mais esta.
A minha missao terminou por agora,vou esperar o resultado deste acidente,nao terminei de forma ironica mas pelo menos estou aqui para contar o que vi.

1 comentário:

disse...

Oi Paulo, não pode dizer que foi um fim triste, mas sim que voce viveu o sonho em quanto pode, Deus nos dá alegrias e ao mesmo tempo nos salva de muitas tragedias da vida. Deve ver este pequeno acidente como um sinal. Nao poderia ter acontecido nada em sua coluna, mas poderia ter perdido algo mais. "Deus faz certo pr linhas tortas", não é assim que dizem.
Você teve que se recolher cedo deste sonho, mas está vivo para um novo e pode ter certeza que será tão bom como esse.
Ele é poderoso demais e jamais iria te tirar algo que voce tanto adora de fazer. Então, isso foi uma pausa, apenas para um descanso.
Logo estara de volta em uma nova jornada e um novo sonho a ser realizado!
Venho lhe agradecer pelas matérias e pelos dias de muita alegria e emoção, com estes bichanos.
Parabéns pelo lindo trabalho!
Torço pela sua melhora e que você tenha uma ótima semana!
Abraços.
Deliane.